GTS Network

 

29-11-2007 - Especialistas em TI dão dicas sobre rede semanalmente

Rede sem complicação

Especialistas da GTS Telecom-desenvolvedora de soluções em produtos para VoIP, Wireless, Networking, Cabeamento Estruturado e Fibra Óptica-,  semanalmente irão falar sobre os principais detalhes e cuidados,  que não podem ser   esquecidos  na hora de montar uma  rede. Nesta primeira semana, Wallace Asevedo, gerente de suporte e especialista em tecnologia wireless da GTS, fala sobre Site Survey em ambiente externo e interno.

O que é Site Survey?
Site Survey é o processo de pesquisa de um determinado ambiente, indoor (interno) ou outdoor (externo), para fins de projeto e instalação de uma rede Wireless LAN. Para desenvolvê-lo é necessário que seja analisado previamente o ambiente onde serão instalados os rádios, pois, só através da medição do espaço físico é que poderão ser definidos quantos access points e bridges serão usados no projeto.

Aplicação interna (Indoor):
Alguns cuidados no processo de Site Survey interno (indoor) podem ser de grande valia na hora da instalação definitiva do sistema Wireless LAN.
Verifique se há pontos de aterramento com tomadas de energia de três pinos. Caso não haja, requisite-as. No final do projeto você irá precisar. 
Examine os pontos da rede cabeada que estejam próximos aos access points
Instale os access points em locais de difícil acesso. Essa medida evitará que pessoas não autorizadas mexam ou desliguem o equipamento
O lugar ideal para instalar os access points é no alto. Dessa forma, eles não recebem interferência de equipamentos, como por exemplo, telefones sem fio
Verifique o nível de sinal do ponto mais próximo e do mais distante ao access point. Se necessário, teste o posicionamento do access point em outros locais da área atendida até encontrar o melhor resultado.

Aplicação externa (Outdoor): Vejamos a seguir quais são os principais detalhes que não podem ser esquecidos no Site Survey externo.
Fique atento. Árvores, morros, espelhos d’água, prédios e telhados de metal, podem causar obstrução na linha de visada da instalação de link externo
Procure pesquisar sobre o clima normal e natural do local compreendido entre os links, para assim calcular a compensação desse fator
Defina nas plantas a localização de acesso a telhados e torres
Use protetores de surto e pára-raios

Fonte: Wallace Asevedo é gerente de suporte e especialista em tecnologia wireless da GTS Telecom- desenvolvedora de soluções em produtos para VoIP, Wireless, Networking, Cabeamento Estruturado e Fibra Óptica.