GTS Network

 

17-12-2007 - Rede sem complicação - 4ª Edição

O diretor executivo e instrutor do Curso de Vigilância IP da GTS Telecom, Márcio Leal, explica nesta 4º edição do Rede sem complicação, o que é vigilância IP. A GTS Telecom é importante desenvolvedora de soluções em produtos para voip, wireless, networking, cabeamento estruturado e fibra óptica do Brasil.

  • Vigilância IP
    A vigilância IP é uma tecnologia que disponibiliza transmissão de vídeo, áudio e dados, sem necessidade de uma infra-estrutura física. Na prática, ela usa uma rede já existente para funcionar.

    Através das redes LAN,MAN,WAN, Wlan e internet, a tecnologia servi-se de câmeras IP aplicadas à vigilância de segurança e monitoração remota, e transporta fluxos de vídeos digitais a qualquer local. Não importa a distância. No mundo, esse mercado de vigilância movimenta algo em torno de US$ 5 bilhões por ano.

  • Benefícios:

    Segurança e monitoramento
    Com um computador conectado à internet e uma câmera IP é possível observar crianças em uma creche, parentes idosos em casa e animais de estimação a qualquer distância.


    Praticidade à distância
    Câmeras IP podem projetar, por exemplo, imagens de uma construção, caso o engenheiro ou proprietário não possam comparecer a obra.
    Se a internet não estiver disponível no local, a câmera IP poderá ser conectada através de modem de celular ou internet via satélite. A velocidade de transmissão será baixa, mas, suficiente para as imagens serem visualizadas. Outra alternativa é gravar as imagens em um arquivo do servidor. Nesse caso, elas devem conter data e hora e estar salvas em um único arquivo.


    Proteção para escritórios
    As câmeras IP podem ser conectadas às redes ethernet (LAN) e WLAN, muito usadas em escritórios, como um dispositivo comum.  Com endereço IP próprio, elas já vêm equipadas com servidor web, detectam movimento e áudio, e monitoram com ótima capacidade.


    Elas também capturam imagens em rede corporativa, conversa de pessoas e possíveis invasores.

    • Orientação remota
      Com câmeras IP é possível visualizar e ouvir uma reunião a distância. E através das tecnologias voip, chat e e-mail participar ativamente dela.