GTS Network

 

21-01-2008 - Dica: como funciona uma ligação telefônica pela tecnologia VoIP

Rede sem complicação
O cientista da computação e suporte técnico da GTS Telecom, Wilson  Victer, fala nesta 6ª edição do Rede sem Complicação, sobre  tecnologia VoIP.

O que significa VoIP ?

VoIP significa voz sobre internet protocol- tecnologia que, através de um software ou hardware, permite que a voz trafegue numa rede de dados (LAN) ou internet.

Acompanhe passo a passo como funciona uma ligação telefônica pela tecnologia VoIP:
1.Tom de discagem:
Um sinal de discagem é gerado e logo em seguida, o usuário já pode discar o número desejado.
2.Tom de chamada:
O equipamento ou software analisa o número discado e o compara com os da agenda do usuário. Localizando, ele dispara a ligação e gera um tom de chamada. Se a pessoa acionada estiver em outra ligação ou não estiver presente, um tom de ocupado é gerado.
3.Conexão:
O protocolo TCP é iniciado pela aplicação. Um canal de transmissão é estabelecido através de rede IP (intranet ou internet) fazendo com que o VoIP efetue e receba chamadas. A partir daí, um fluxo do protocolo de transmissão em tempo real (RTP), é iniciado sobre o protocolo UDP. O processo possibilita que a ligação seja efetuada. 
4.Compressão/transmissão:
Todos os dados trafegam sobre os protocolos RTP/UDP/IP e assim diminuem a largura de banda em até 80%. Logo, o usuário terá uma transmissão com maior rapidez.
5.Sinais DTMF (freqüências de tons):
Eles podem ser transmitidos quando a ligação estiver completa. Nesse caso, os usuários VoIP podem selecionar a opção de atendimento eletrônico ou unidade de resposta audível (URA) em seu próprio sistema.
6.Encerramento da chamada:
Ao encerrar a chamada, o sistema desfaz a ligação e quase que instantaneamente gera um novo tom de discagem. 

Fonte:
Wilson Victer tem formação em Ciência da Computação e é suporte técnico na GTS Telecom -desenvolvedora de soluções em produtos para VoIP, wireless, networking, cabeamento estruturado e fibra óptica.  Para conhecer acesse: www.gtstelecom.com.br